10 de set. de 2008

Pão Caseiro Tradicional, de Olivier Anquier

Ingredientes:
  • 1 kg de farinha de trigo comum
  • 600 ml de água gelada
  • 20 g de sal
  • 20 g de fermento ‘Fleischman’
Prepare assim:
Coloque a farinha sobre a mesa ou numa vasilha e abra um buraco no centro. Acrescente no buraco da farinha a água gelada. Desmanche o fermento ‘Fleischman’ com a ponta dos dedos e dissolva-o na água distribuindo de maneira homogênea em toda a massa. Coloque a farinha sobre a mesa ou numa vasilha e abra um buraco no centro. Acrescente no buraco da farinha a água gelada. Desmanche o fermento ‘Fleischman’ com a ponta dos dedos e dissolva-o na água distribuindo de maneira homogênea em toda a massa. Trabalhe com as mãos até obter uma massa que grude nos dedos. Faça uma bola com a massa e cubra-a com um pano de algodão levemente úmido. Deixe descansar por 10 minutos.
Belisque a massa por, no mínimo, 5 minutos. Cubra-a com um pano úmido novamente e deixe descansar por mais 15 minutos.
Abra a bola de massa que está descansando. Coloque-a sobre a mesa e segure a extremidade mais próxima de você com as duas mãos. Com um movimento rápido, levante e jogue-a sobre a outra extremidade, rebatendo-a com a mesma rapidez. Repita a operação anterior, porém deixe uma bolsa de ar no centro.
Faça a mesma coisa por 5 minutos.
Cubra a massa mais uma vez com um pano úmido e deixe-a descansar por mais 15 minutos.
Coloque-a sobre a mesa e corte-a em pedaços do tamanho desejado.
Deixe descansar sobre a mesa por mais 15 minutos. Modele o pão do formato desejado.
Cubra novamente com um pano úmido e deixe crescer por mais uma hora numa temperatura de 25 graus.

Leve ao forno, de acordo com a seguinte tabela:
  • Pães de 20 a 50 g: 15 minutos
  • Pães de 60 a 100 g: 25 minutos
  • Pães de a 200 g: 30 minutos
  • Pães de a 350 g: 35 minutos
  • Pães de a 500 g: 40 minutos
  • Pães de 500 g ou mais: mais de 1 hora
Dicas Importantes:
1 - No mercado, encontram-se três tipos de farinha branca: especial, comum e com fermento. Para preparar o pão, o tipo ideal é a farinha comum. Na falta dessa pode-se usar a farinha especial, mas jamais a farinha com fermento. Ah! Outra dica importante, na hora de comprar, dê preferência àquelas que vêm em embalagens de papel, pois, elas permitem que a farinha respire melhor.

2 - O mau padeiro teria optado por diminuir a quantidade de água para que a massa grude menos nas mãos. Errado. Quanto mais grudenta e mais úmida, mais fina será a massa e mais leve ficará o pão. Se necessário, pode-se adicionar mais água.

3 - Essa operação serve para desenvolver a elasticidade da massa. Quanto mais se belisca, melhor. Pegue uma porção de massa entre o polegar e o indicador. Belisque-a apertando com os dedos até obter uma bolinha. Tome cuidado para não puxar nem rasgar a massa, pois isso a maltrataria. Jogue essa bolinha destacada na outra extremidade e repita a operação, criando um movimento contínuo.

4 - Para fazer um pão de formato comprido, pegue uma das porções de massa e achate-a com a mão, deixando-a com um formato mais alongado. Depois disso, dobre uma das extremidades compridas sobre a massa até o meio, e, como se fosse um envelope, rebata a aba do lado oposto para cima.

5 - No forno a gás:
Pré-aqueça o forno em temperatura máxima (250 graus). Deixe um copo de água bem gelada ao alcance da mão. Coloque a assadeira com os pães no forno. Jogue rapidamente a água gelada sobre a placa de metal que cobre os queimadores (o “assoalho” do forno). Então feche a porta imediatamente, para que o vapor fique preso dentro do forno. Em seguida diminua a temperatura do forno para 220 graus.

6 - No forno elétrico
Borrife levemente a água na assadeira dos pães antes de colocá-los ao forno. Não jogue água como no forno a gás mesmo quando desligado.

http://www.olivieranquier.com.br

Um comentário:

Aprendendo e ensinando disse...

Assisti um pedaço dessa aula dele pela tv,mas não tive tempo de ver tudo ou mesmo de anotar. Muito legal ter encontrado o seu blog