16 de out. de 2008

Pão de Aveia e Linhaça


Meu pai preparou esta receita conforme está escrito abaixo, apenas adicionou na massa castanhas de caju quebradinhas e no recheio colocou em alguns pães goiabada com queijo e em outros, menores, passas de uva. Ficaram lindos, olhem as fotos!

Ingredientes:
  • 500 g de farinha de trigo
  • 50 g de aveia
  • 50 g de linhaça
  • 50 g de castanha de caju triturada
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 1 tablete de fermento fresco
  • 300 ml de água
Modo de preparo:
Linhaça e aveia misturados, a gosto para confeitar o pão. Bater a aveia e a linhaça no liquidificador até formar farinha e reservar.
Misturar a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a farinha de linhaça e aveia.
Adicionar a margarina, o fermento fresco e a água, até formar uma massa homogênea.
Depois de misturada a massa, sovar sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, durante 10 minutos, ou até ficar lisinha.
Quando a massa não estiver mais grudenta pode parar de polvilhar farinha.
Dividir a massa em 2 partes iguais, fazer bolinhas e deixar descansar 5 minutos.

Modelar os pães, molhar na água e passar na linhaça e aveia reservados para confeitar os pães.

Colocar em formas e deixar dobrar de volume ou até o tamanho desejado.
Assar os pães de 20 a 30 minutos e depois de pronto.

2 comentários:

Unknown disse...

Bá! Essa receita eu aprovo.Vi os procedimentos de pertinho. Aproveito p agradecer ao meu papai que fez esse pão especialmente para mim. Valeu!!

Unknown disse...

hummmmmm, eu também provei!!! Só que aqui em minha casa, Brasilia. Estou tendo o previlégio de ter esse "padeiro" como hospede.
beijos minha sobrinha querida.