1 de ago. de 2008

Chico Balanceado

Essa receita é do Anonymus Gourmet e tá bem explicadinha:

Para a primeira camada:
  • 4 xícaras de açúcar
  • 2 bananas cortadas em fatias longitudinais bem finas
Para a segunda camada:
  • 1 litro de leite
  • 4 colheres de açúcar
  • 6 gemas
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de manteiga
Para a terceira camada:
  • 6 claras
  • 12 colheres de açúcar
Modo de fazer:
1. A primeira camada é uma calda com bananas. Comece preparando a calda. Coloque as 4 xícaras de açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe derreter. Cuidado para não queimar o açúcar e não é preciso mexer com colher. Somente balançar a panela para misturar o açúcar. Quando estiver com cor de caramelo e totalmente desmanchado desligue o fogo.
2. Em seguida, rapidamente, ainda bem quente, espalhar o caramelo no fundo de um refratário. Cubra bem, inclusive as laterais. ATENÇÃO: o caramelo não pode esfriar na panela.
3. Também em seguida, forrar o fundo do refratário (já caramelado) com as fatias de banana.
4. Vamos para a segunda camada. Prepare um creme de gemas. Misture o leite ainda frio com as gemas. Dissolva a farinha trigo em água e misture ao leite com as gemas.
5. Leve essa mistura ao fogo numa panela com antiaderente, mexendo sempre até engrossar levemente. Atenção: o creme deve sair do fogo tão logo engrosse, pois pode talhar, por causa das gemas.
6. Espalhar o creme no refratário caramelado, por cima das bananas fatiadas.
7. A última camada é uma merengada. Na batedeira bata as claras em neve com as 6 claras. Quando estiverem em neve, acrescente as 12 colheres de açúcar, formando a merengada. Bata mais uns minutos.
8. Espalhe a merengada no refratário, por cima do creme de gemas, fazendo uma cobertura, que pode e deve ser irregular.
9. Leve ao forno médio (entre 180º e 200º - pré-aquecido) por 15 minutos, para derreter o caramelo e dourar a superfície da merengada. Espere esfriar no forno, já desligado.
10. Depois de frio leve para a geladeira. O ideal é preparar em um dia e servir no outro para ficar bem gelado e firme.

Um comentário:

Lis disse...

Oi Elisabeth, tudo bem!!! Eu estava procurando na net receita de Chico Balanceado com Banana e achei o teu blog... ressumindo... as tuas receitas são ótimas, adorei tudo!!! Ai quando entrei no teu perfil vi que vc esta no RS... que tri, eu também... sou de São Leopoldo. Parabéns... tá tudo uma delícia!!! Um Bj.
Lis.